Simples assim

          Como profissional da área da saúde, sim também sou Técnica em Enfermagem, tenho por obrigação, informar-lhes de uma simples atitude, que na maioria das vezes passa despercebida – o ato de lavar as mãos.
           Durante nossas tarefas cotidianas tocamos em diversas coisas e acabamos esquecendo de lavar as mãos, porém, esse mau hábito faz com que fiquemos doentes e às vezes não nos damos conta do que causou.
          Dentro da grade de ensino do curso quer seja  de Enfermagem ou Medicina aprende-se a lavar as mãos. Você pode até pensar que é bobagem, uma perda de tempo, mas toda essa técnica evita as chamadas infecções.
           As infecções são causadas, na maioria das vezes, por seres microscópicos tais como vírus, bactérias, fungos e parasitas. Como eles estão em todos os lugares e para não sermos  vítimas de nenhum deles temos que nos prevenir. Por isso o Ministério da Saúde está promovendo hoje, 15 de Outubro, o dia mundial de lavar as mãos.


          Para que  o ato de lavar as mãos seja eficiente é necessário remover  todo o tipo de sujidade existente, como por exemplo suor, células descamativas e os microorganismos valendo para todas as partes da mão, isso inclui palma, dorso, espaços interdigitais (entre os dedos) unhas e punho.
          Faça assim:
         Coloque o sabão com suas mãos previamente molhadas esfregando palma  contra palma até formar espuma;
         Depois coloque uma mão em cima do dorso da outra e esfregue, repita no outro lado;
         Esfregue uma palma na outra entrelaçando os dedos pra que possa higienizar os espaços entre eles;
         Forme uma concha com a mão como se fosse uma escovinha, e faça movimentos de vai e vem e repita a operação com a outra mão.
         Envolva o polegar com a mão oposta e esfregue-o, fazendo movimentos circulares. Faça do outro lado também
        Enxágüe bem e enxugue suas mãos com papel toalha e feche a torneira utilizando esse papel, só então o descarte, dessa forma você não contaminará novamente sua mão ao tocar na torneira, na qual pegou com a mão suja. 
       Ah, por favor! Enquanto estiver ensaboando as mãos não deixe a torneira ligada, isso evita desperdício de água.
        Espero que tenha contribuído. Faça disso uma rotina.

Comentários

Postagens mais visitadas